PUBLICIDADE

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ford New Fiesta 1.6 2014: avaliação do dono

08/11/2013 Carros do Álvaro — Dois proprietários do hatch avaliam a versão topo de linha com motor 1.6.

O novo Ford New Fiesta chegou com o pé na porta. Em outubro, o hatch, em conjunto com o antecessor Rocam, quase tirou a terceira posição do tradicional Fiat Palio no ranking de vendas, deixando para trás os hits Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Dois proprietários do modelo contam aqui suas experiências com o carro.

Felipe Terra e Marcelo Serikaku optaram pela versão topo de linha, Titanium, equipada com motor 1.6 de 130 cv de potência. Enquanto Felipe escolheu o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, Marcelo foi de transmissão manual de cinco velocidades. Em comum, ambos elogiam a quantidade de equipamentos do compacto, que, nesta configuração, oferece, entre outros itens, sete airbags, freios ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e ar-condicionado digital. Confira a avaliação dos donos:

Dono: Felipe Terra, de São Paulo – SP

Qual versão você escolheu do Ford Fiesta? Por que optou por ela?
Escolhi a versão 1.6 Titanium Powershift. Estava à procura de um carro automático, mas com pegada esportiva. Li bastante sobre as transmissões automatizadas da Volkswagen e Fiat e o que ouvia falar é que as trocas eram muito lentas e com trancos. O Fiesta tem câmbio de dupla embreagem, um diferencial. Na semana de lançamento fui em busca de um test drive.
Durante o percurso já me apaixonei pelo conforto que o carro oferecia. As trocas de marchas, que eram meu receio, foram surpreendentemente positivas. Além disso, a versão Titanium tem um custo-benefício excelente e é muito equipada.

Quanto pagou?
Paguei R$ 54.990.

Você se interessou por outros modelos além do Fiesta? O que pesou na decisão?
Me interessei bastante pelo Fiat Bravo T-Jet automatizado e pelo Chevrolet Cruze automático. Mas o câmbio era realmente um problema. O New Fiesta foi uma grata surpresa num momento de indecisão. Tinha tudo o que eu queria e era mais barato. Claro que é um modelo de segmento inferior, mas era justamente o que eu procurava.

Instalou algum acessório ou opcional?
Não tinha muito o que colocar. Optei pelo protetor de cárter e película escurecedora, que saíram por R$ 500.

Quando você comprou? Quanto tempo demorou para receber?
Comprei no final de maio e recebi 30 dias depois. A compra foi muito próxima à data de lançamento e acredito que este tenha sido o motivo da demora.

Como foi o atendimento da concessionária?
Não foi satisfatório. Eles erraram na entrega da chave (quase sai de EcoSport!), a película escurecedora estava cheio de bolhas de ar e água, tive que mandar trocar uma semana depois. O módulo de fechamento automático dos vidros estava desprogramado e tive que esperar 30 minutos para eles reconfigurarem. E até hoje o corretor de seguros da concessionária não conseguiu acertar meu endereço de correspondência, não recebi a apólice nem os cartões.

Quantos quilômetros já rodou?
Já rodei 4819 km.

Abastece com etanol ou gasolina? Qual a média de consumo?
Normalmente abasteço com gasolina, que faz 10,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Com etanol as médias são de 8 km/l e 11 km/l, em ciclo urbano e rodoviário, respectivamente. Fiz um teste recentemente que surpreendeu, enchendo o tanque com metade gasolina, metade etanol. A mistura rende 9,8 km/l e me ajuda a economizar. Mas, apesar do custo, ainda prefiro abastecer com gasolina para não judiar tanto o motor.

O carro já apresentou algum tipo de problema?
Estou tento um probleminha com um dos sensores de ré que dispara sozinho, com o rádio que, quando sintonizado na 102.1 troca espontaneamente para 104.1. A chave, do tipo canivete, perdeu a pressão na mola. Ainda não tive tempo de ir atrás da garantia. O serviço, infelizmente, só funciona de segunda à sexta e aos sábados a concessionária só atende revisão.

Pontos positivos:
O maior ponto positivo é o câmbio automatizado de dupla embreagem, muito confortável e fiel em suas escolhas de marcha.

Pontos negativos:
Não achei um real ponto fraco, a não ser o espaço para as pernas no banco traseiro. Mas, sob meu ponto de vista, está ótimo, só ando na frente, mesmo.

Dono: Marcelo Serikaku, de São Paulo – SP

Qual versão você escolheu do Ford Fiesta? Por que optou por ela?
Optei pela versão 1.6 Titanium, com câmbio manual. A princípio, me interessei pela versão intermediária SE Powershift. Antes de fechar a compra, visitei três concessionárias diferentes. Duas delas ofereciam praticamente as mesmas taxas de juros, mas a outra permitia financiamento pela Caixa. A taxa foi tão boa que, no fim das contas, o valor que eu pagaria no financiamento pela versão SE nas outras lojas seria o mesmo que eu pagaria na versão Titanium na concessionária em questão. Além disso, precisava de um carro a pronta entrega. A versão Titanium Powershit iria demorar um mês para chegar. Por conta disto, fiquei com o câmbio manual.

Quanto pagou?
Paguei R$ 52.760

Você se interessou por outros modelos além do Fiesta? O que pesou na decisão?
Dei uma olhada no Chevrolet Onix e no novo Prisma. Gostei do Fiesta por ser muito bem equipado.

Instalou algum acessório ou opcional?
Apenas película escurecedora.

Quando você comprou? Quanto tempo demorou para receber?
Comprei em agosto e demorei sete dias para receber.

Como foi o atendimento da concessionária?
Péssimo. Quando fechei a compra, a vendedora informou que o carro poderia ser entregue antes de sete dias. Como vendi meu carro anterior, precisava do Fiesta com urgência. Liguei à procura da vendedora para saber em que pé estava a entrega. Ela não tinha ido trabalhar e nenhum outro funcionário da concessionária sabia informar sobre a situação de entrega.

Quantos quilômetros já rodou?
Rodei 3.500 km.

Abastece com etanol ou gasolina? Qual a média de consumo?
Vario entre etanol e gasolina. Em comparação com meu anterior Volkswagen Fox 1.6, acho o Fiesta um pouco beberrão. Na cidade, ele faz 8,1 km/l com etanol. Ainda não fiz a medição com gasolina.

O carro já apresentou algum tipo de problema?
Certa vez deixei o tanque abastecido com etanol esvaziar por completo e abasteci em seguida com gasolina. Já era noite e rodei pouco até chegar em casa. Na manhã seguinte, ele falhou e demorou para pegar, mas voltou a funcionar normalmente após alguns minutos.

Pontos positivos:
O sistema multimídia SYNC, que funciona muito bem. Os sete airbags, além de serem um diferencial, me passam sensação de segurança. Destaco também o assistente de partida em rampas.

Pontos negativos:
O carro tem muitos pontos cegos, a visibilidade não é tão boa.

Você também é proprietário de um Ford New Fiesta? Conte sua experiência. O espaço de comentários é todo seu.


Texto: Texto Aline Magalhães / Fotos: Divulgação / Fonte: Autoesporte

Nenhum comentário:

PUBLICIDADE

POSTS RECENTES

PUBLICIDADE

10 POSTS MAIS LIDOS

VEÍCULOS MAIS VENDIDOS - SETEMBRO DE 2014

FIAT PALIO 15.907
FIAT STRADA 14.225
CHEVROLET ONIX 13.483
VOLKSWAGEN GOL 12.583
HYUNDAI HB20 9.904
FIAT SIENA 9.518
FIAT UNO 8.749
CHEVROLET PRISMA 8.353
VOLKSWAGEN SAVEIRO 7.780
10º VOLKSWAGEN FOX 7.730