quinta-feira, 19 de abril de 2012

Iveco Daily Euro 5 já está à venda nas concessionárias

19/04/2012 Carros do Álvaro — Marca mostra nova geração da Daily, a primeira da linha Ecoline.
A Iveco realizou na quarta-feira, 18, a introdução oficial da nova geração de modelos Ecoline para o mercado latino-americano, começando pela família Daily, de caminhões semileves e leves na faixa de 3,5 a 7 toneladas. A linha Ecoline, cuja apresentação ocorreu na Fenatran 2011, em outubro, traz todos os nove modelos de veículos da montadora, e suas 85 configurações possíveis, equipados com novos motores que atendem aos limites de emissões de poluentes do Proconve P7, equivalente à norma Euro 5, em vigor desde janeiro deste ano.

O Daily foi escolhido para ser o primeiro lançamento da nova geração e suas primeiras imagens também foram apresentadas no ano passado, antes mesmo da Fenatran. Os demais modelos da marca serão lançados até 2014.

A família Daily, composta por quatro versões – 35S14, Truck 70C17, 45S17 e 55C17 - ganhou o novo motor FPT F1 C Dual Stage, com tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32 injetado no catalisador) e agora mais potente: de 147 a 170 cavalos, enquanto a versão anterior Euro 3 ia de 136 a 156 cv. Segundo a Iveco, apesar da potência maior, o propulsor é 9% mais econômico no consumo de combustível. Os veículos também são equipados com a nova transmissão manual ZF-Ecolite de 6 velocidades, que faz sua estreia no Daily.

Expectativa positiva

Os Daily Euro 5 têm 30 configurações, entre chassi, cabine e furgão, incluindo a nova opção de cabine dupla no modelo 70C17, além dos quatro entre-eixos diferentes. Segundo o diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti, desde seu lançamento até hoje, a família Daily acumula 60 mil unidades vendidas no Brasil e 70 mil nos demais países da América Latina. A expectativa de negócios para a nova geração do modelo é de 9,5 mil unidades em 2012, 1 mil unidades a mais do que o volume do ano passado no mercado brasileiro.

O segmento apresentou bons resultados à montadora em 2011. Segundo Cavalcanti, na categoria de 2,8 a 3,5 toneladas, somando chassi e cabine, a Iveco ganhou três pontos porcentuais de participação, para 16,4% das vendas. Entre 3,51 e 6 toneladas, as vendas cresceram 27%, 2,5 pontos porcentuais a mais na comparação com 2010.

A grande aposta da montadora na nova família Daily é o modelo Truck 70C17, de 7 toneladas e capacidade para 4,5 mil quilos de carga. Suas vendas cresceram 60% em 2011, para 2,2 mil unidades. “Aqui temos uma oportunidade, porque nossas pesquisas com o cliente indicam que, neste segmento, 65% utilizam apenas 80% da capacidade de carga do veículo. Seus concorrentes de 8 toneladas precisam arrastar até 1,2 mil quilos a mais de peso, por conta de tara maior, para transportar apenas 600 kg a mais, com custo maior de aquisição e maior consumo de combustível”, explica Cavalcanti.

Segundo o executivo, o aumento dos preços aplicados à linha Daily deve variar entre 10% e 14% sobre o valor dos equivalentes da gama Euro 3. “Estamos trabalhando com uma média abaixo da aplicada ao mercado geral, com valores até 15% maiores com relação às versões Euro 3.”

Transição

Apesar do claro otimismo em relação ao desempenho da nova geração Daily no mercado e dos demais modelos da linha Ecoline que estão por vir, o presidente da Iveco na América Latina, Marco Mazzu, acredita que o mercado geral de caminhões deve se retrair este ano, uma reação natural, segundo ele, diante do período de transição que vive o segmento após a implementação da nova tecnologia para atender às normas Euro 5.

Segundo Mazzu, os produtos Euro 3 da marca e Euro 5 já convivem juntos na rede, ele admite que o foco de vendas é para o Euro 5, mas que o estoque de Euro 3 "está acabando".

O executivo aponta queda entre 10% e 15% no mercado total de caminhões neste ano sobre os volumes de 2011, e cita os fatores aumento de preço e dúvidas sobre cobertura de abastecimento no diesel S50 em todo o País como principais dificuldades para as vendas. Mazzu mantém o mesmo discurso de outras montadoras de caminhões e aponta preços de 10% e 15% maiores com relação aos produtos Euro 3.

Entretanto, alguns fatores devem privilegiar mais as vendas de caminhões leves e semileves. “As dúvidas quanto ao abastecimento são menores em regiões urbanas, o que pode facilitar as vendas no segmento até 7 toneladas”, explica. Ele também diz que os efeitos das medidas do governo para impulsionar o mercado de caminhões devem aparecer mais fortes a partir do segundo semestre e que elas vão ajudar a encerrar o ano com um bom ritmo de vendas.

A Iveco projeta vender 22 mil unidades este ano, contra as 21 mil entregues em 2011. “Essas 1 mil unidades a mais serão provavelmente de veículos leves, as vendas de pesados devem manter-se no mesmo patamar do ano passado.”

Entre 2012 e 2013, a Iveco planeja renovar mais uma vez toda a sua gama de produtos. Mazzu aponta que esta nova geração terá mais de 140 configurações. Hoje são 85 opções.

Quanto à rede, Mazzu prevê que um total de 135 a 140 concessionárias seja um número suficiente para um mercado do tamanho do Brasil. Ele espera alcançar a marca nos próximos três ou quatro anos. Hoje a Iveco tem 105 revendas, sendo que a mais nova delas foi inaugurada esta semana.
Fonte disponível no(a): AutomotiveBusiness.com.br

POSTS RECENTES

PUBLICIDADE

10 POSTS MAIS LIDOS

VEÍCULOS MAIS VENDIDOS - MARÇO DE 2014

Fiat Strada 13.017
Fiat Palio 12.872
Volkswagen Gol 12.545
Chevrolet Onix 12.244
Fiat Uno 10.275
Ford Fiesta 9.045
Hyundai HB20 8.312
Fiat Siena 7.716
Volkswagen Fox 6.264
10 º Renault Sandero 6.006

MAIS POPULARES EM MARÇO

Toyota Corolla 2015
Volkswagen up!
Audi A3 Sedan
Novo Hyundai i30 1.8
Range Rover Evoque 9 marchas
Novo Nissan Sentra
Novo Chery Tiggo automático
Volvo V40 Cross Country
Novo Jeep Grand Cherokee
10º Mercedes-Benz CLA 200