domingo, 22 de abril de 2012

Comparativo: Nissan Versa 2012 X Renault Symbol 2012

22/04/2012 Carros do Álvaro — Nissan Versa X Renault Symbol.

O Nissan Versa está dando trabalho para muitos concorrentes nos comparativos e duelos nas revistas e na internet. Com seu conjunto atraente, ele é realmente um dos carros com melhor custo/benefício do Brasil nesse momento. Uma pena que a Nissan não esteja conseguindo atender as demandas, e o sedã tem demorado de 30 dias a 120 dias para chegar até o consumidor (embora a situação já deva estar ligeiramente melhor).
Atendendo a vários pedidos, como será que o Versa vai se sair no Duelo contra um adversário discreto, com vendas modestas, mas também com relação custo/benefício relativamente atraente: Renault Symbol. Será que o francês vai vingar a (apertada) derrota do irmão "menor" Logan?

Antes do início, sabia que Symbol e Versa tem motor 1.6 16V flex e três anos de garantia.

Preços e equipamentos

Como o pequeno aumento de preços realizado pela Nissan, o Versa 1.6 S tem preço sugerido de R$ 35.990 e já vem equipado com airbag duplo, trava elétrica, sistema Keyless com abertura do porta-malas, alarme, direção elétrica progressiva, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, computador de bordo, console central inteiriço, tampa de combustível com abertura interna e rodas de aço de aro 15" (pneus 185/65R15). Pagando mais R$ 2.600, o cliente leva ar-condicionado (R$ 38.590).

Symbol já pede uma atualização visual

Esse valor é bem próximo ao do Symbol Expression, que custa sugeridos R$ 39.400 e já vem equipadode série com ar-condicionado, banco do motorista regulável em altura, direção hidráulica, travas elétricas das portas por radiofrequência, vidros dianteiros elétricos, volante com regulagem altura, banco traseiro rebatível (1/1), computador de bordo, retrovisores externos na cor preta, rodas de aço aro 14' com pneus 175/65 R14 (+ calotas integrais), iluminação do porta-malas, Sistema CAR - travamento automático a 6 Km/h, airbags para motorista e passageiro e alarme.

Se o consumidor pagar mais R$ 40.700, leva o Symbol com os itens acima e o pacote de opcionais Pack (R$ 1.300), composto por maçanetas externas e retrovisores externos na cor da carroceria, rádio CD-Player MP3 com comando satélite na coluna de direção e roda de liga-leve de aro 15". Por R$ 42.300, o Symbol Expression vem com o pacote Pack e freios com sistema ABS.

No Versa, a versão intermediária SV, que custa R$ 40.390, tem os itens da S além de ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo, rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar; maçanetas externas cromadas (gosto duvidoso), banco traseiro bipartido (60/40), três cintos de segurança traseiro de três pontos (todas as versões deveriam ter), sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX, abertura interna do porta-malas e iluminação do porta-malas.
No topo

Por R$ 43.390, o Versa 1.6 SL (o preferido dos consumidores) tem todos os equipamentos da versão SV acrescidos de freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA), roda de liga de aro 15 com pneus 185/65R15, maçanetas internas cromadas, painel “Fine Vision” e farois de neblina.

Por R$ 44.900, a Renault contra-ataca com o Symbol Privilege, que tem os itens da versão Expression, além de ar-condicionado digital, retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro, vidros dianteiros (com sistema one-touch de descida p/ motorista) e traseiros elétricos, indicador de temperatura externa, bancos com revestimento em veludo, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, volante em couro com aro interno cromado e manopola da alavanca de câmbio em couro, rodas de liga leve aro 15' com pneus 185/55 R15, rádio CD-Player MP3 com comando satélite na coluna de direção e faróis de neblina. Pagando R$ 1.600 extras, o Symbol vem com ABS (R$ 46.500)

Nas versões entrada, Symbol e Versa se equivalem, mas o Nissan leva vantagem por ser mais barato e por ter direção elétrica. Já o Renault é melhor na versão intermediária (Expression + opcionais). Mesmo sendo R$ 1.910 mais caro, aumentar a segurança dos ocupantes com sistema ABS compença a diferença ao tirar o carro da concessionária.
Logo da Renault esconde o botão de abertura do porta-malas. Ótima solução visual

Nas versões SL e Privilege, as mais luxuosas de casa sedã, vitória do Versa. Custa menos e vem mais equipada, mesmo que o Symbol ofereça alguns mimos a mais. Se a Renault vendesse o Symbol Privilege com a ABS por R$ 44.900, a história poderia ter sido outra. R$ 46.500 deveria ser o valor do Symbol Privilege 1.6 16V com câmbio automático (que nunca foi lançado) e ABS.

Renault Symbol Expression - R$ 39.400
Renault Symbol Expression + Pack - R$ 40.700
Renault Symbol Expression + Pack + ABS - R$ 42.300
Renault Symbol Privilege - R$ 44.900
Renault Symbol Privilege + ABS - R$ 46.500
X
Nissan Versa S - R$ 35.990
Nissan Versa S + ar-condicionado - R$ 38.590
Nissan Versa SV - R$ 40.390
Nissan Versa SL - R$ 43.390

Resultado: Renault Symbol 0 x 1 Nissan Versa

Desempenho

Depois de bater Chevrolet Cobalt e Renault Logan, as duas armas secretas do Versa, baixo peso (em relação aos adversários, não importando a versão) e motor mais elástico, não fizeram diferença para o Nissan vencer desta vez.

Além de ser entre 7 kg e 24 kg mais leve, o Symbol é 4 cv mais potente com etanol (e 1 cv mais fraco com gasolina) e atinge torque máximo maior (0,1 mkgf com gasolina e 0,9 mkgf com álcool) com rotação 250 rpm mais baixa. Por isso, o Renault levou o quesito desempenho.

Nissan Versa 1.6 16V

Potência: 111 cv (g/e) a 5.600 rpm
Torque: 15,1 mkgf (g/e) a 4.000 rpm
Comprimento: 4,455 m
Largura: 1,695 m
Altura: 1,505 m
Entre-eixos: 2,600 m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 41 litros
Peso: 1.052 kg (S), 1.068 kg (SV) e 1.069 kg (SL)
Consumo (etanol): 8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada (medições da Quatro Rodas Ed. 624)

Renault Symbol 1.6 16V

Potência: 110/115 cv (g/e) a 5.750 rpm
Torque: 15,2/16 mkgf (g/e) a 3.750 rpm
Comprimento: 4,261 m
Largura: 1,672 m (1,925 m com os retrovisores)
Altura: 1,439 m
Entre-eixos: 2,473 m
Porta-malas: 506 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.045 kg
Consumo (etanol): 7 km/l na cidade (medição da Quatro Rodas)

Resultado: Renault Symbol 1 x 1 Nissan Versa
Versa: painel é feio e funcional. Direção elétrica é de série em todas as versões
Espaço, acabamento e conforto
A união entre estes dois sedãs faria um carro com conjunto difícil de ser vencido na categoria: espaço para os passageiros e conforto do Versa e acabamento e porta-malas do Symbol. Pensando dessa forma, eu poderia decretar empate entre o Nissan e o Renault.

Entretanto, o Versa vence neste quesito porque seu espaço interno é muito maior, especialmente no banco traseiro, mesmo que seu acabamento seja inferior ao Renault. Os 13 cm a mais de entre-eixos fazem muita diferença, permitindo que quem vá atrás tenha conforto. Já o Symbol tem o mesmo espaço interno do Clio Sedan, ou seja, é apertado.

O Symbol também compartilha o espaço do porta-malas do Clio Sedan, o que, por outro lado, é muito bom. São 506 litros, contra 460 litros do Versa.

Resultado: Renault Symbol 1 x 2 Nissan Versa
Symbol: ar-condicionado digital na versão Privilege

Visual

Este é um aspecto subjetivo, por isso não vale nota. Repito a minha opinião: com seu jeito desengonçado, o Versão não é feio, mas também não é um primor de design. Acho o Symbol ligeiramente mais bem resolvido, mas isso também não o faz bonito, nem uma referência em design. O Renault já precisa de um tapa no visual, o que não deve demorar muito a acontecer.

Resumo da obra

O Symbol é um carro honesto, que compensa o espaço interno ruim com bom desempenho, ótimo porta-malas e relação custo/benefício razoavelmente boa. Entretanto, suas qualidades não foram suficientes para superar o Nissan Versa, que segue invicto nos Duelos do De 0 a 100 (contra Tiida Sedan, Cobalt e Logan).

O sedã "mexicano japonês" anda um pouco menos, mas é mais barato e tem espaço interno muito maior - qualidades que pesaram muito a seu favor.

Fotos: Versa - Nissan/Divulgação // Symbol - Renault/Divulgação
por Renato Parizzi
Fonte: dezeroacem.com

POSTS RECENTES

PUBLICIDADE

10 POSTS MAIS LIDOS

VEÍCULOS MAIS VENDIDOS - MARÇO DE 2014

Fiat Strada 13.017
Fiat Palio 12.872
Volkswagen Gol 12.545
Chevrolet Onix 12.244
Fiat Uno 10.275
Ford Fiesta 9.045
Hyundai HB20 8.312
Fiat Siena 7.716
Volkswagen Fox 6.264
10 º Renault Sandero 6.006

MAIS POPULARES EM MARÇO

Toyota Corolla 2015
Volkswagen up!
Audi A3 Sedan
Novo Hyundai i30 1.8
Range Rover Evoque 9 marchas
Novo Nissan Sentra
Novo Chery Tiggo automático
Volvo V40 Cross Country
Novo Jeep Grand Cherokee
10º Mercedes-Benz CLA 200